Horta: Descobrindo cores aromas e sabores

Neste ano, inserimos nossa horta em um novo projeto educacional, direcionado aos alunos do G5-B, com idade entre 5 e 6 anos, que estão empenhados nos cuidados desse espaço.

Com o projeto, além de plantar hortaliças, eles também estão aprendendo mais sobre alimentação saudável e preparo dos alimentos e também estão explorando as habilidades sensoriais ao reconhecer alimentos pelo cheiro e pelo sabor.

Para a pedagoga Érica Rodrigues, pós-graduada em educação infantil e cultura, o projeto tem promovido mudanças de hábito significativas. “Quando iniciamos os trabalhos, as crianças tinham receio de experimentar novos alimentos e preparações, como frutas com casca. Mas, após nossas rodas de conversa e auxílio da nutricionista da escola, hoje elas experimentam todas as preparações e amam cuidar da nossa horta”.

As novas atitudes também foram levadas para casa. Isso porque os pais têm feito questão de compartilhar que seus filhos estão mais receptivos a experimentar novos alimentos como frutas e hortaliças e, por causa disso, as famílias estão conseguindo mandar diversas frutas para o lanche da escola todos os dias.