A comunicação como ferramenta na integração entre a escola e a família

Entre as questões relevantes para garantir o bom desempenho dos estudantes, podemos destacar a qualidade do projeto pedagógico, a conduta dos profissionais e, é claro, o envolvimento familiar no processo como um todo. Por isso, é importante que a escola saiba como utilizar a comunicação como ferramenta na integração entre a escola e a família.

Por acreditar na educação de excelência, o colégio Leão Norte tem, entre suas premissas, a parceria com as famílias como quesito fundamental para desenvolver sua proposta pedagógica baseada na ideia sociointeracionista, com foco na construção da aprendizagem em um processo significativo, por meio da vivência e da interação social, contribuindo para a formação de indivíduos criativos, responsáveis e capazes de enfrentar os desafios da vida.

Em tempos de tecnologia, são muitas as formas de se comunicar com as famílias dos estudantes, de forma eficiente e segura. Por isso, o Leão Norte vem investindo para melhorar esse processo, colocando nossos canais de comunicação à disposição de todos.

São eles nosso site e redes sociais, onde são divulgadas constantemente informações relevantes sobre a agenda e as atividades cotidianas, além dos informativos enviados às famílias, por meio da agenda. “É fundamental que os pais acompanhem de perto o desenvolvimento escolar de seus filhos, e isso não diz respeito apenas a ajudar na tarefa em casa”, explica a psicopedagoga Giuliana De Luca.

Para o próximo ano letivo, vamos lançar um portal, em que serão compartilhados, com as famílias dos estudantes, informações como boletins, comunicados oficiais e boletos, entre outros, para facilitar a comunicação do colégio.

Tudo isso para garantir o fácil acesso à informação e permitir a participação de todos no processo educacional, garantindo a excelência acadêmica e o reconhecimento do projeto pedagógico, que respeita o processo individual de aprendizagem dos estudantes.

É importante dizer ainda que, para o processo funcionar de forma eficiente, é fundamental que ele envolva todos os interessados, que são: corpo docente, estudantes e familiares, garantindo assim o sucesso do projeto pedagógico desenvolvido durante o ano letivo.

Acompanhe o colégio Leão Norte nas redes sociais!