Berçário

Por muito tempo as instituições escolares ligadas ao atendimento das crianças pequenas considerou o cuidar como atividade apenas ligada ao corpo (aspectos fisiológicos).

Compreende-se hoje que cuidar da criança é atender suas necessidades físicas oferecendo-lhe condições de se sentir confortável em relação ao sono, à fome, à sede, à dor, mas não apenas isso! Cuidar inclui acolher, garantir segurança e alimentar a curiosidade e expressividade infantil. Neste sentido Cuidar é também Educar!

Adeptos a esta concepção, nosso berçário desde sua abertura, oferece atendimento a um número restrito de bebês, espaço projetado para atender as necessidades desta faixa etária e profissionais preparados e sensíveis para compreender as especificidades de cada criança.

A adaptação é um período muito importante, tanto para a criança e a família como para a escola. É a partir dela que iniciaremos a construção de laços afetivos entre Escola e Família.

Proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e receber bem os novos alunos e seus familiares é umas das preocupações da equipe Leãozinho. No mês de janeiro é realizada uma reunião somente para pais de alunos de primeira viagem, na qual apresenta-se a história da escola, sua proposta pedagógica e algumas vivências dos alunos. Neste dia, também, os pais são orientados sobre como agirem no período de adaptação, momento tão delicado, cercado de angústias e ansiedades tanto para as crianças quanto para seus familiares. As professoras preparam uma semana especial com atividades diversificadas e para quem entra no decorrer do ano, também há uma semana de adaptação e uma atenção especial a criança. A colaboração da família é fundamental para alcançarmos o sucesso! Cada criança tem o seu tempo. Cada processo de adaptação é diferente. Devemos proceder com carinho e respeito.

Música

Por seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado desde o berçário. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.

Nossos eventos neste mês

Confira a agenda da turminha do berçário e compareça aos compromissos

Siga nossa agenda e alinhe em seus compromissos do seu Smartphone: http://goo.gl/a8WK5B